Seja Bem-Vindo!

CORONA VÍRUS USA MESMA ESTRATÉGIA DO HIV NO CORPO HUMANO


O novo coronavírus usa a mesma estratégia para evitar ataques do sistema imunológico humano que o HIV, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas chineses.
Ambos os vírus removem moléculas marcadoras na superfície de uma célula infectada que são usadas pelo sistema imunológico para identificar invasores, disseram os pesquisadores em um artigo não revisado publicado no site de pré-impressão bioRxiv.org no domingo. Eles alertaram que isso poderia significar que o Sars-CoV-2, o nome clínico do vírus, poderia existir por algum tempo, como o HIV.

O virologista Zhang Hui e uma equipe da Universidade Sun Yat-sen, em Guangzhou, também disseram que a descoberta acrescentou peso às observações clínicas de que o coronavírus estava mostrando "algumas características dos vírus que causam infecção crônica".

Sua pesquisa envolveu a coleta de células T assassinas de cinco pacientes que haviam se recuperado recentemente do Covid-19, a doença causada pelo vírus. Essas células imunes são geradas pelas pessoas após serem infectadas com Sars-CoV-2 - seu trabalho é encontrar e destruir o vírus.

Mas as células T assassinas usadas no estudo não foram eficazes na eliminação do vírus nas células infectadas. Quando os cientistas examinaram mais de perto, descobriram que estava faltando uma molécula conhecida como principal complexo de histocompatibilidade, ou MHC.

A molécula é uma etiqueta de identificação geralmente presente na membrana de uma célula saudável ou em células doentes infectadas por outros coronavírus, como síndrome respiratória aguda grave ou Sars. Ele muda com infecções, alertando o sistema imunológico sobre se uma célula está saudável ou infectada por um vírus.

*HKNOTICIAS